A fermentação e maturação são um dos processos cervejeiros mais importantes e o domínio sobre estas etapas, onde a temperatura e a sanidade são fatores decisivos, possibilita que seja alcançado um excelente resultado. Os Tanques de fermentação e maturação OBE proporcionam este controle a você, permitindo uma melhor definição das características, preservação da pureza e vitalidade da cerveja.

Dentro do Tanque, devido ao processo de fermentação, há intensa formação de CO2, gás que deve ser aliviado, os tanques de fermentação/maturação OBE, através do seu formato com tampo esférico e sistema de alivio de pressão, garantem segurança e proteção na produção da cerveja.

Os Tanques OBE são construídos de Aço Inoxidável AISI 304, com acabamento polido sanitário, pés ajustáveis e tampa de inspeção lateral com torneira de amostra. Para modelos até 200L, os pés são com rodízios giratórios com tampa de inspeção superior.

O corpo contém isolamento térmico com poliuretano expandido. O controle de temperatura da cerveja é efetuado por camisas de resfriamento independentes no costado e no cone, esta configuração possibilita manter a temperatura equalizada independente do volume armazenado, garantindo uma perfeita convecção. Em um painel anexo ao tanque é feito o monitoramento e controle da temperatura. Um sistema que conta com manômetro, válvulas de alívio de pressão e quebra vácuo reguláveis garantindo a segurança e controle da pressão interna ideal durante o processo de fermentação e maturação da cerveja.

O volume de cerveja é verificado no visor de nível externo na lateral do tanque. Esse sistema conta com uma torneira 3 vias na extremidade inferior que permite encher ou esvaziar o visor (mangueira) a cada medição, isso impede que a cerveja não refrigerada utilizada na aferição volte ao tanque.

Todos os Tanque OBE, possuem capacidade total de 20% a mais da sua capacidade útil, volume denominado Head Space, local onde acumula-se o CO2 não dissolvido, portanto o volume total do tanque = volume útil + 20% (Head Space). Após o término do processo de fermentação e maturação, o tanque dispõe de uma válvula com pescador para a retirada da cerveja pura e uma válvula dreno para eliminação da levedura sedimentada no fundo do cone A higienização fica a cargo do sistema CIP, com circulação da solução de limpeza, e aspersão por Sprayball.

 

Especificações:

  • Construção cilíndrica cônica;
  • Material: Aço Inoxidável AISI 304;
  • Acabamento: polido sanitário;
  • Isolamento térmico com poliuretano expandido;
  • Camisas de resfriamento independentes (costado /cone);
  • Painel de controle e monitoramento da temperatura;
  • Pés ajustáveis;
  • Tampa de inspeção lateral com torneira de amostra;
  • Visor de nível externo;
  • Sistema de controle de pressão/vácuo;
  • Tomada para CIP com aspersão por spraybaal;
  • Modelos até 200L, possuem pés giratórios e tampa de inspeção superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *